Atitude Socioambiental
PDF Imprimir E-mail

 

Reflorestamento

O fato da WF Paletes ser, essencialmente, uma empresa familiar e interiorana faz toda uma diferença quando o assunto é consciência ecológica. Seus sócios cresceram em meio às riquezas naturais e possuem uma cultura de preservação. Por isso, a utilização de madeiras retiradas de suas reservas florestais é algo que vai além do cumprimento da lei. Está enraizado na postura ética de quem acostumou-se a ver os recursos naturais com respeito e admiração.

Meio Ambiente

Umas das grandes preocupações mundiais atualmente se referem às questões ambientais, presentes em quase todas as áreas, levando a intensificação de esforços em vários segmentos da sociedade com vistas à preservação ambiental.

A destruição das florestas e demais formas de vegetação em nosso país e, em especial, na região sul de Santa Catarina tornou-se tão catastrófica que a reintrodução destas formas vegetais se faz necessária e urgente, pois do total coberto originalmente pela floresta ombrófila densa, mata atlântica, nos restam menos de quinze por cento.

Preocupada com estas questões, a WF Paletes implantou diversas ações visando a melhoria ambiental em todos os aspectos. Dentre os quais pode-se citar:

  • Plantio Direto;
  • Respeito à legislação ambiental;
  • Respeito às áreas de preservação permanente;
  • Preservação de corredores ecológicos dentro dos povoamentos;
  • Preservação de 20% como área de reserva legal;
  • Testes de enriquecimento do solo através da incorporação de matéria orgânica num sítio degradado pela mineração de carvão;
  • Experimento consorciando o plantio de eucalipto com outras espécies;
  • Deposição adequada dos rejeitos;
  • Parceria com um viveiro florestal de espécies nativas, para enriquecimento das áreas da empresa e de terceiros;
  • Monitoramento das emissões atmosféricas;
  • Aquisição de um depósito de rejeitos estanque, sem emissão de particulados;
  • Aquisição de máquinas com um maior rendimento;
  • Destinação correta dos resíduos sólidos da caldeira.

 

Mudas

A indústria e comércio de madeiras WF dispõe no viveiro parceiro, mudas certificadas que garantem total qualidade. Tais mudas são frutos de sementes melhoradas geneticamente, por meio de cruzamentos de novas e melhores linhagens durante décadas.

Estas têm um alto incremento em volume, diminuindo significativamente o ciclo, desde o plantio até a colheita.

Produzem uma madeira mais reta, reduzindo os problemas de colapso durante o desdobro e secagem, garantindo assim um produto final de alta qualidade, sem empenamentos, torções ou outras deformidades.

Plantio

Todas as áreas de plantio estão cadastradas junto ao CREA-SC (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura, Agrônomia de Santa Catarina), contando com profissional responsável, habilitado e dentro dos parâmetros ambientais exigidos. São respeitadas as áreas de APPs (Áreas de Preservação Permanente), como: encostas, topos de morro e os cursos d’água.

A WF Paletes conta com uma equipe de campo treinada, onde os aspectos de segurança, emergência e de riscos ambientais são previamente discutidos e analisados.

No campo, a técnica utilizada para a implantação de florestamentos e reflorestamentos é o plantio direto, onde o manejo do solo é mínimo, sendo que este é preparado somente nas covas, evitando o trânsito de máquinas, impedindo assim a compactação e a sua descobertura.

Este método evita a perda de solo pela erosão, diminuindo assim os impactos ambientais negativos, sobre o meio físico, biótico e antrópico.

Atualmente na empresa, está em fase de teste um experimento florestal de consorciamento de duas espécies diferentes num mesmo reflorestamento, visando uma melhoria da diversidade biótica e um uso racional do solo.

Processamento

A madeira quando chega à empresa é identificada, se de parceiro ou própria, e de qual sítio/fazenda é proveniente, para que possamos rastreá-la desde a sua origem. Este rastreamento dá-se desde a entrada do material bruto até a confecção dos paletes e posterior entrega aos clientes por meio de carimbo em cada peça e certificado correspondente. Deste modo esse produto, pode ser rastreado em qualquer continente que esteja, através da marca de rastreabilidade presente na peça.

No ano de 2010 foram realizados altos investimentos em maquinário, visando um aumento na produtividade e principalmente no rendimento das máquinas. Esse rendimento se traduz numa menor pressão sobre os recursos madeireiros e, principalmente, sobre as áreas passíveis de serem reflorestadas, pois as perdas de material durante o processo foram diminuídas em até 300%. Há de se levar em consideração também a diminuição da geração de rejeitos.

Tratamento fitossanitário

Muitos dos clientes WF Paletes atuam nos mais diversos ramos e exportam suas mercadorias para vários países em quatro continentes.

Muitos destes, incluindo o Brasil, são signatárias do tratado internacional da FAO, (órgão para a alimentação da ONU), a NIMF n° 15, Norma Internacional de Medida Fitossanitária (www.fao.org), que dispõe que os produtos e subprodutos de madeira devem ser tratados e expurgados, visando evitar a entrada de organismos vivos provenientes de outros países.

Para se adequar e esta norma a empresa conta com duas estufas de alvenaria com capacidade de tratamento de 2400 peças ou 160 metros cúbicos de madeira, alimentadas por uma caldeira que por sua vez gera energia através da queima de biomassa.

O tratamento consiste no acondicionamento das embalagens de madeira e seus suportes dentro da estufa, para serem submetidos a um aquecimento progressivo, segundo uma curva de tempo/temperatura, mediante o qual o centro da madeira alcance uma temperatura mínima de 56°C, durante um período mínimo de 30 (trinta) minutos.

Para uma maior segurança a empresa expõe as peças por 35 minutos a 57 graus.